Respeite a autoria

Todo o conteúdo do site está devidamente assinado com o nome do autor, pode-se fazer uso do material, caso haja interesse, mas favor indicar a autoria, respeite. Grata.
***
É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, do que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, do que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.


Martin Luther King.

Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ainda que não seja verdade!!!!

Estive pensando em como a opinião das outras pessoas a nosso respeito nos afeta. Incrível pensar que ainda que saibamos que aquilo que a pessoa está a pensar sobre nós não é a verdade, não é a realidade de nossa personalidade ou nosso caráter, ainda assim está opinião nos afeta.
Tive uma experiência recentimente de uma opinião formulada sobre minha personalidade e meu caráter estar totalmente errada. Sei que muitas das vezes não nos conhecemos ao certo, não reconhecemos nossos defeitos e nossas falhas, até mesmo eu a algumas postagens atrás questionava-me de quem era, mas a verdade é que ainda que não saibamos definir com exatidão quem somos, sabemos de certo modo quem não somos.
Sei que é mais uma das loucuras que penso, mas se penso logo existo, porque não escrever. Sei que os poucos que talvez leiam entenderão que se há uma forma de que eu exponha o que passa em minha mente é escrevendo, então me deem um desconto, faz tempo que não posto nada, estou sem inspiração...rs
Bom voltando ao raciocínio, eu sei que não sou metida, por exemplo, e se alguém assim concluir que eu sou, isso apesar de eu ter absoluta certeza de não ser a verdade, irá me afetar.
Não deveria ser assim....bem certo o sei, mas assim o é.
Como nós temos uma incrível capacidade de tirar conclusões a todo instante. Pesquisas mostram que as pessoas fazem certa de 15 mil escolhas por dia, e não apenas escolhas simples como que roupa vou vestir ou o que vou comer no almoço, fazem escolhas mais profundas como eu serei paciente ou impaciente? arrogante ou humilde? Como vou tratar esta pessoa? vou ser respeitoso ou desrespeitoso? Se vou ser empenhado ou não? Fazemos a escolha de tirar conclusão. Concluimos por uma única coisa que nos é apresentada, uma única informação que nos chega, um "sentimento" a respeito do assunto e pronto, lá estamos nós com nossa opinião formada, nossa escolha feita.
E a nossa opinião, a escolha que fazemos sobre o que pensar a respeito de alguém, de todo não afeta somente a nós, mas também a pessoa, então aquilo que eu penso tem o poder de afetar a mim e a pessoa, situação, coisa, ao qual se refere meu pensamento. Incrível.
Penso logo existo. Logo afeto.
Não estou aqui querendo dizer a você para não pensar - óbvio (rs) - nem mesmo para não fazer escolhas ou tirar conclusões, afinal somos assim, mas estou aqui como que falando para minha própria conciencia que as escolhas que eu faço, as decisões que tomo, os pensamentos que tenho, nem sempre são corretos, nem sempre estão com a razão, e a probabilidade maior é que o não prevaleça muito. Portanto só quero tentar entender isso a modo de buscar não fazer conclusões precipitadas, não formular opiniões imutáveis.
Miyh Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário