Respeite a autoria

Todo o conteúdo do site está devidamente assinado com o nome do autor, pode-se fazer uso do material, caso haja interesse, mas favor indicar a autoria, respeite. Grata.
***
É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, do que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, do que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.


Martin Luther King.

Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cristo ou Barrábas?

Tem uma banda da qual eu gosto muito chamada Katsbarnea, esta possui uma música com o mesmo título que apresentei acima, e toda vez que a escuto penso em uma peça, bom penso em peça todo o tempo mesmo...rs....mas isto me levou a uma leitura mais detalhada dos livros que mencionam este momento da história e pude levantar vários pontos sobre o assunto.



"Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?" Mateus 27:17


"Era necessario lhes soltarem um pela festa. Mas toda a multidão clamou a uma dizendo: Fora com este, e solta-nos a Barabás." Lucas 23:17 e 18.



"E Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais, Crucifica-o."
Marcos 15:14



"Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão dizendo: Estou inocente do sangue deste justo." Considerai isso.
Mateus 27:24



Quem nunca leu estas passagens bíblicas e ficou perplexo com a atitude da multidão? Quem nunca se irou lendo que aqueles a quem antes Jesus curara, libertara, salvara, aqueles que viram e testemunharam toda a majestade deste, que por eles mesmos, foi nomeado Rei dos Judeus, agora o condenavam. Talvez, assim como eu, você já tenha ficado tão indignado a ponto de querer estar lá, naquele momento, eu já pensei muitas vezes nisso, queria estar lá, queria ser, uma que fosse, mais uma voz diferente naquela multidão, uma voz que no momento da pergunta de Pilatos: Cristo ou Barabás? Se levantasse a defender este que nada fez além de nos amar.


Com uma reflexão vi que posso estar lá, na verdade estar presente diante desta pergunta não é algo opcional, estaremos diante dela sempre, até que Ele venha. Não precisamos desenvolver uma máquina do tempo para voltar anos atrás e estar diante do Rei pra mostrar que estamos com Ele. Para mostrar que diferente daqueles, naquela multidão, nós optamos por Cristo.

Mas...

Com isso descobri também que não posso julgar a multidão...Sim eu não posso julga-lá 1º pq Deus assim nos ensina a não julgarmos para não sermos julgados, e 2 º pq será mesmo que eu estou gritando Cristo???

Vi que nessa passagem temos três opções tomada, três lados : 1º Os que clamam Barrabás (A maioria) 2º Os que clamam a Cristo (Apesar de não haver relatos disso, em minha fé, creio que existiu alguns que clamaram por Cristo) 3º Os que lavam a suas mãos (Pilatos...etc).

E vi que a nossa caminhada pela terra é justamente assim, sempre teremos 3 opções em nossa vida, mas só 1 nos levará a salvação.

Infelizmente a muitas pessoas que creem que apesar de não estarem a clamar por Cristo, por suas atitudes "boas" terão a sua salvação. Por esse motivo existem muitos que não se preocupam com a volta de Cristo e tem a convicção de que são merecedores do céus, afinal não são culpados do sangue deste justo, e ainda fazem questão de dizer "Considerai isso". Lavam as suas mãos diante de todas as situações, ficam em cima do muro, dizem serem crentes em Deus, mas preferem não se envolver em religião, dizem terem Deus em seus corações, mas não querem se comprometer com nada em relação a Ele. Acham que estão se esquivando de uma opção condenatória, querem o céu, mas sem arrumar problemas com o inferno. Desejam a Cristo, desde que isso não signifique perder o mundo. Lavam as suas mãos no próprio sangue de Cristo. Quantas vezes, sem notar, manchamos nossas mãos com o sangue do cordeiro, acreditando estar se livrando da sujeira e da responsabilidade.

Barrabás era um terrível criminoso, com vários e vários delitos, por este motivo que Pilatos o escolheu para colocar ao lado de Cristo, pois em sua visão, jamais iriam soltar aquele bandido, assassino, pensou que escolheriam a Cristo.

Essa pergunta Cristo ou Barrabás, como eu disse está presente diante de nós a todo o tempo, só que não a ouvimos desta forma tão clara, ficaria mais fácil dizer Cristo se a pergunta fosse tão direta. Mas ela vem camuflada, ela vem enfeitada de algo que nos parece absolutamente normal, ela vem endereçada a nós como uma simples decisão. E sem que possamos notar estamos dizendo Barrabás, Barrabás, estamos dizendo crucifica-o, crucifica-o. É fácil ler na bíblia a passagem que Pedro nega o Sr e criticá-lo: - Como pode?Sendo tão próximo de Cristo, negá-lo? é fácil se colocar como o puritano e dizer, se fosse eu no lugar dele, jamais negaria a Cristo, é fácil olhar para a multidão e concluir que não fariamos parte dela, mas será? Quando trocamos a Cristo por qualquer que seja o motivo, dizemos Barabás, e entenda que quando digo trocar a Cristo não estou dizendo trocar a igreja, pq na palavra diz que mais vale um dia nos Teus átrios que mil em outro lugar. Sl 84:10. Ou seja é nos átrios do Sr que vale a pena estar, é na sua presença, não apenas está dentro de um templo, Deus não habita mais em templos feitos por mãos de homens, ir na igreja não pode ser visto como um ritual, onde estaremos com Deus à partir do momento que entramos ali, temos que entrar na casa do Sr já em culto, já em louvor e para isso é necessário uma vida de adoração, não posso acreditar que é somente na igreja que consiguirei alcançar a Deus. Então se trocamos a Deus, a sua presença magnifica e tão sublime, o trocamos por como eu disse qual seja a pessoa, a atitude, a situação, estamos dizendo para crucificá-lo, estamos cuspindo em seu rosto, estamos jogando fora o sacríficio de Cristo por nós. Quantas pessoas são capazes de entrar em grandes discussões, sair até na porrada por causa de um time, por causa de um partido político, por causa de uma opinião que não foi respeitada, por um amigo ou parente que foi ofendido, mas é capaz de ouvir ofensas e mais ofensas, críticas zombeteiras sobre este que deu a própria vida por nós, sem fazer nada a respeito, quantos tem vergonha de se dizer um cristão, quantos tem vergonha de andar com a bíblia, quantos desses sou eu e é você. Não pense que quero que você torne-se um fanático religioso, não é essa a questão. Apenas temos que amar a Deus sobre todas as coisas, e não crucificá-lo com as nossas atitudes e as nossa indiferença. Isto é para mim principalmente.

Para essa pergunta: Cristo ou Barrabás? a resposta está muito mais acessível do que podemos imaginar. Podemos provar que sim estariamos contra a massa, não aceitando manipulações, estariamos defendendo a Cristo, por tudo o que Ele é e fez por nós, por quem Ele é, fazendo isso no nosso dia-a-dia, na nossa vida de adorador, na nossa vida de não apenas servos, mas amigos de Deus. Que venhamos nos lembrar de que o véu foi rasgado, que venhamos nos recordar que já está consumado, que venhamos a adentrar com ousadia no santo dos santos sabendo que o Sr espera por nós, anseia por nós em sua presença. Que dizer Cristo!!! Cristo!!! Cristo!!! seja uma forma de vida, uma forma de adoração, uma forma de gratidão, uma forma de reconhecimento.

Ele pediu para o Pai nos perdoar, pois não sabiamos o que faziamos... A pergunta sempre estará diante de nós:

Cristo ou Barrábas?

Miyh Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário