Respeite a autoria

Todo o conteúdo do site está devidamente assinado com o nome do autor, pode-se fazer uso do material, caso haja interesse, mas favor indicar a autoria, respeite. Grata.
***
É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, do que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, do que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.


Martin Luther King.

Páginas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Frutos do Espírito

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22




Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição



Manifestação de contentamento e júbilo.



Quietação de ânimo.




Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades.





Favorável. Cortês amável.





Disposição natural que nos leva a fazer bem e nunca mal.





Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.lealdade.




Brandura de génio.Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações.





Comedimento, moderação.

***

Se formos pensar que existem obras do acaso, em relação a palavra de Deus, eu julgaria que a ordem dos frutos do espírito descrita em Gálatas é aleatória, mas ao parar para pensar que quando se trata da bíblia nada está posto por um acaso, nada foi escrito de qualquer jeito, nada foi lançado despropositalmente em uma sequencia de parágrafos, acredito eu que tem uma razão para se iniciar a descrição dos frutos do espírito no: AMOR, e terminar na TEMPERANÇA.

Não estou afirmando, e longe de mim querer acrescentar ou alterar algo na palavra de Deus, só estou interpretando.

Nas imagens que acima postei, para ilustrar e deixar bunitinho (rs), mudam-se as palavras originais, mas assim como busquei no dicionário são sinônimos, ou seguem uma mesma linha de raciocínio, mas vamos tratar aqui com as palavras originalmente descritas, (ao menos em nossa língua e na minha versão bíblica).

Amor

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. " 1 Coríntios 13:13

O amor é sempre tratado como o principal


"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. "
Romanos 13:9

O amor soluciona todas as afrontas, quando amamos não cometemos nenhum mal contra o nosso próximo.


"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento."
Marcos 12:30

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. " 1 João 4:8

A coisa mais importante a buscarmos é o amor, por isso inicia-se a descrição dos frutos em amor, pois não há como termos frutos sem amor.

TEMPERANÇA

Podemos classificar temperança como o equilíbrio que o Espírito Santo tem para nós.

"Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa."
1 Coríntios 15:34

Tenho para mim que muitos começam da maneira correta, no amor, vão seguindo colhendo os frutos passando pelo gozo, pela paz...e assim por diante, mas vejo que a falta da temperança tem gerado em muitos, que tinham tudo para serem instrumentos usados nas mãos de Deus, o exagero, a distorção da palavra, a invenção de doutrinas e crendices, o acrescimo de termos a palavra de Deus, e o uso da fé das pessoas para seus próprios interesses. Todos estamos sujeitos ao exagero, a usar texto fora de contexto ou a ter uma má interpretação de uma passagem, mas a busca pela temperança que talvez seja o mais difícil dos frutos a se alcançar tem que ser diária, buscar está de acordo com a vontade de Deus e guiado apenas pelo Espírito Santo tem que ser o nosso maior interesse, principalmente de formadores de opinião, o que menos vemos.



"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. "
Romanos 12:3

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."
2 Timóteo 1:7


"Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. " Jó 42:03

Jó reconhece que falou sobre o que não entendia, quantos hoje falam (afirmando) sobre coisas que não entendem, ou que entendem mas distorcem.

Que possamos buscar a moderação, a medida, a temperança, o domínio próprio.

Não estou aqui dizendo que os outros frutos não tem importância ou são de maior ou menor mérito.

Na verdade tudo o que aqui escrevo não coloco como afirmação de nada, apenas faço uma reflexão sobre o meu ponto de vista, posso estar certa, meio certa ou errada, se assim o for aponte-me o motivo.

Como já disse em outros post, não sou uma grande conhecedora da palavra, ainda (me esforçarei para conhecer mais), e por esse motivo aponto meus pontos de vista e as maneiras que vejo os textos, seria muito bom ouvir as opiniões sobre o assunto.

Miyh Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário